Ainda nem tivemos o segundo episódio da nova temporada e Rafa Vieira, primeiro gay do de Férias com Ex Brasil, já se viu envolto em uma polêmica. O beijo em uma participante mulher virou assunto comentado na internet e ampliou questionamentos de representatividade que já existiam antes mesmo da estreia. Em uma entrevista exclusiva ao nosso site, Rafa fala sobre esse assunto e ainda revela que viveu uma situação tensa em relação a masculinidade de outros participantes.
Antes mesmo de ir ao ar o primeiro episódio, tão logo foi anunciada a participação de um primeiro gay do De Férias com Ex Brasil, Rafael já começou a sofrer pressão nas redes sociais sobre representatividade. Falando ao nosso site, o participante do programa da MTV Brasil diz compreender essa questão, mas gostaria que as pessoas tivessem outro olhar sobre o fato.
Eu entendo as pessoas falarem de representatividade porque me coloco no lugar delas. Eu gostaria de ter na TV alguém que me representa. Por isso, procurei de alguma forma ser o representante de forma mais ampla de toda a nossa comunidade, mas há um limite que é a minha personalidade, o meu biotipo. Gostaria que as pessoas vissem a minha participação de forma positiva. Como uma porta aberta. Um caminho a ser trabalhado e que precisa melhorar para dar visibilidade a todos os LGBTI+.
Consciente da importância do fato, Rafa Vieira revelou ainda que até o encontro na praia com os outros participantes, não sabia se seria o único LGBTI+. Rindo, ele lembra que na brincadeira do “eu nunca”, quando questionado quem já tinha pegado mulher, o Caio não bebeu (só depois Rafa percebeu que era porque não tinha entendido a dinâmica direito). Na hora ele pensou que tinha mais um no programa: “Além de ter ficado aliviado porque não seria o único, ainda pensei: deu match!”, contou gargalhando.
Ter com quem dividir essa responsabilidade talvez tivesse tornado a sua experiência no programa mais simples, mas ele confirma que, apesar de se preocupar em discutir o tema, fez questão de se divertir e fazer as coisas que teve vontade. Tanto que seu primeiro beijo na casa foi em uma mulher.
Além dela ser linda, aquele beijo foi pela admiração que tive por ela. Uma mulher forte, feminista, que desconstruiu os meninos desde o início.
Mas, novamente Rafael se viu envolto em uma polêmica. Se dentro da casa o não entendimento do beijo durou poucos segundos, com questionamentos leves do Novinho, logo respondidos por Mina; fora da casa o assunto ferveu na internet. Rafa foi “acusado” de não ser gay e sim bissexual, de reforçar o discurso de que a sexualidade é algo comportamental e até mesmo de usar um novo espaço de representatividade de forma errada.
Existe uma linha tênue que as pessoas acreditam que as regras delas devam ser aplicadas nas vidas dos outros. Não deixei de ser gay porque beijei uma mulher, sou bem seguro quanto a minha sexualidade. É estranho escutar de alguém de dentro da comunidade, quando lutamos tanto por liberdade e menos julgamentos, que alguém é menos gay porque beija mulher. Não é por ser gay que tenho que ter nojo de beijar mulher.
Rafa disse que entende que pessoas possam questionar que ele estaria usando um espaço importante de visibilidade de uma maneira que pode confundir as pessoas. Mas, faz questão de lembrar que antes de ser “o primeiro gay do De Férias com Ex Brasil” ele é o Rafael Vieira e que, portanto, agiu como ele é.
Leia também: Primeiro participante gay do De Férias com Ex revele que teve medo de participar do programa
Ser ele mesmo e aproveitar intensamente o programa foi um dos objetivos do Rafa, mesmo que inicialmente ele tenha se sentido um pouco mais preocupado em como abordar determinados assuntos de uma maneira não invasiva. Na coletiva de lançamento afirmou que o saldo final foi positivo, mas questionado em nossa entrevista deixou escapar que não pode dizer que “foi tudo ótimo com todos os participantes, embora possa falar que foi com 99,9%”.
Rafael Vieira nos revelou em um “spoiler” que existiram situações de preconceito no programa, mesmo que de forma sutil e velada. Sem explicar muito a respeito, já que não pode adiantar o que será mostrado nos próximos episódios do De Férias com Ex Brasil, disse que o assunto é delicado e poderá dividir opiniões.
Posso adiantar apenas que tem a ver com fragilidade da masculinidade de participantes. Mas, como isso é muito comum na nossa realidade, afinal convivemos com héteros, eu preferi me abster. Tenho certeza que o programa vai passar bem como foi que aconteceu e o público vai entender.
Mas, adianta que não entrou no programa e nem é do estilo dele ficar forçando a tirar alguém do armário a força. Perguntado se teria ficado com algum homem hétero durante o programa ele riu e disse que esse é o “maior dos spoilers que todo mundo quer saber”.
Todo mundo quer saber isso porque rola meio que um fetiche nessa situação. O que posso adiantar, sem dar spoiler, é que o elenco todo, homens e mulheres, estava muito confortável nos passeios e nas brincadeiras.
Como vimos, os próximos episódios de De Férias com Ex prometem. E o Rafa Vieira provavelmente ainda renderá muito assunto nas redes sociais. Mas, se a exposição no programa pode render “haters”, obviamente também atrai mais seguidores. Alguns até mais atiradinhos. Rafael já declarou que recebeu bastante nudes desde que foi anunciado como o primeiro gay do De Férias com o Ex Brasil. Se isso incomoda?
De jeito nenhum! Acho até legal ver como as pessoas estão lidando bem com seu corpo. Eu dou uma olhada. Claro que alguns rola de curtir, afinal não estou morto.
Fechando nosso bate papo exclusivo com Rafa Vieira, pedimos que ele fizesse um resumo do que achou a sua participação no programa. Ele afirma que prefere assistir tudo antes de falar claramente o que achou, até porque no vídeo vão ser mostradas situações que ele não viu pessoalmente. Mas acredita que a experiência foi tão boa que disse que voltaria mais vezes a participar do programa.
Participar do De Férias com Ex é um tratamento de choque que fortalece emocionalmente e espiritualmente. Se me chamassem três vezes, eu iria nas três. Tanto no formato misturado quanto em uma edição só com LGBTs.
foto: Reprodução/Instagram