Os anúncios feitos por Joe Biden logo ao assumir a presidência dos Estados Unidos mostra a intenção de ter um governo mais diverso. Porém, muitas nomeações dependem de aprovação pelo Senado. Foi o que aconteceu com Pette Buttigieg, que se tornou o primeiro gay declarado a ocupar um cargo no alto escalão do governo americano.
Pette foi adversário de Joe Biden nas primárias democratas que escolheu o candidato do partido para concorrer contra Trump nas eleições americanas. O atual presidente nunca escondeu o encantamento com Buttigieg, agora Secretário de Transportes, ao conhecê-lo melhor na disputa das primárias.
Ele é uma das pessoas mais inteligentes que você já conheci e uma das mais humildes. Acho que nunca fiz isso antes, mas ele me lembra meu filho Beau … É o maior elogio que eu poderia fazer a qualquer homem ou mulher
Joe Biden compara Pette a seu filho que faleceu em 2015 devido a um câncer no cérebro
Leia também: Influencer faz post preconceituoso contra decisões de Biden pró comunidade LGBTI+
Em seu discurso na audiência de confirmação do senado, Pette Buttigieg fez um agradecimento a seu marido “por seus muitos sacrifícios e apoio para que pudesse exercer o serviço público” e disse estar orgulhoso de tê-lo ao lado neste momento histórico.
Com a nomeação confirmada em uma votação bipartidária de 86 a 13, várias organizações e entidades se manifestaram celebrando. Porta-voz do partido democrata, Drew Anderson afirmou que “Buttigieg é um verdadeiro exemplo do que significa ter todas as vozes – incluindo americanos LGBTI+ – à mesa e que será inspiração para tantos que até agora não acreditavam que certos sonhos eras possíveis”.
Erin Uritus, CEO da Out & Equal Workplace Advocates, celebrou o ineditismo da aprovação no Senado do primeiro gay declarado a ocupar um cargo no alto escalão do governo: “Hoje é ainda mais fácil para os americanos LGBTI+ se verem na liderança nacional”.
A abertura do caminho para quem mais LGBTs busquem nomeações em alto nível foi celebrada por Annise Parker, presidente e CEO do LGBTQ Victory Institute: “Pete testemunhando em sua audiência de confirmação, com seu marido observando, estará entre as imagens poderosas que definem este momento político sem precedentes”.
Pette Buttigieg deixou a prefeitura da pequena cidade de South Bend (Indiana), no final de 2019, para disputar as primárias do partido democrata. Ele se tornou o primeiro político abertamente gay a concorrer a disputa para a eleição presidencial norte-americana. Agora volta a fazer história como primeiro gay declarado a assumir um cargo no alto escalão do governo.