Prepare-se para conhecer uma das histórias mais inspiradoras dos últimos tempos. Paddy Smyth de 31 anos foi o grande vencedor do reality britânico “The Circle”. O que mais chamou a atenção foi que, apesar do show permitir que os participantes não se mostrem por completo, foi justamente ao assumir sua sexualidade e paralisia cerebral que Paddy ganhou o público.
O reality show tem um formato diferente. Em “The Circle” as pessoas ficam confinadas em um apartamento e trocam mensagem através de uma TV. Eles ficam o tempo todo sem se ver, a não ser pela troca de fotos. Mas um detalhe chama a atenção. O participante pode até mesmo enviar fotos de outras pessoas.
Curiosamente foi essa “proteção” que inicialmente atraiu Paddy Smyth em participar do programa. Ele queria ter pela primeira vez a experiência das pessoas gostarem de sua essência. Segundo o participante, sua deficiência aparente sempre acaba o rotulando.
Eu nunca tive a oportunidade de ocultar a minha vulnerabilidade. Na vida real, quando você me vê, enxerga as muletas e a deficiência. Todo mundo logo meio que pensa “você é o cara gay deficiente”
Paddy Smith em entrevista ao site Attitude
Porém seu plano inicial de não falar de sua paralisia cerebral durou apenas dois dias. Ao sentir que estava escondendo um grande aspecto seu, Paddy mudou de ideia. Ele ressalta que percebeu que apesar da deficiência não o definir é um grande aspecto de sua vida.
O momento decisivo em sua participação no programa foi uma espécia de “saída do armário” novamente, já que Paddy é assumidamente gay. Ele ressaltou que não imaginava que acabaria enfrentar inseguranças que nem ele mesmo tinha percebido que tinha.
Paddy Smyth lamenta que muitos participantes de realitys, inclusive o “The Circle”, escondam sua sexualidade para aumentar a sua popularidade. Ele afirmou na entrevista que fica triste em saber que as pessoas ainda pensem que precisem “voltar ao armário” para ganhar esse tipo de programa. Paddy acredita ainda que sua vitória sem esconder a sexualidade pode dar esperanças para muitas pessoas que assistiram ao reality show.
Sobre o estigma na cena gay, Paddy não deixa dúvidas. Ele afirma que gays não consideram atraente pessoas com deficiência e que ainda está aprendendo a lidar com sua sexualidade e deficiência nesse aspecto.
No mundo gay trata-se muito de imagem. Se você não se encaixa no ideal “perfeito para fotos” acaba sendo difícil namorar. As vezes é difícil para gay com deficiência se sentir atraente.
Paddy Smyth fala sobre a dificuldade de um gay com paralisia cerebral se relacionar
Sobre como usará o prêmio de 70 mil libras, Paddy Smyth avisa que ajudará sua mãe e lembra que seu pai faleceu este ano. Afirma que espera dar um “brilho” em suas muletas e usar a grana como trampolim para fazer mais ativismo.
Parabéns