No último dia 22 de abril, Londres ganhou o primeiro “prefeito de bairro” declaradamente HIV+. A eleição de Philip Normal, artista e ativista LGBTQ+ de 38 anos, é um marco por ser o primeiro em toda Grã-Bretanha.
O estilista que administra uma loja no Brixton Village Market já está envolvido na política local desde as eleições de 2018. Mas, desde o último dia 22, através de uma inédita votação online do Partido Trabalhista, assumiu o cargo de Prefeito do bairro londrino de Lamberth, que também inclui o distrito de Vauxhall. Com mais de 300.000 habitantes, essa região de Londres é conhecida como uma das mais queer da cidade, com 5,5%.
Normal espera aproximar pessoas da comunidade, aumentar o apoio a jovens, artistas e organizações locais durante o seu mandato. Um projeto em especial é angariar fundos para a instituição de caridade Albert Kenedy Trust, que ajuda jovens LGBTQ+ sem teto ou que vivem em condições hostis. de moradia.
Mas espero que com a minha decisão eu possa mostrar que não há limites para as pessoas HIV+ e que devemos remover o estigma de uma vez por todas.
Philip Normal fala sobre a importância de tornar público ser HIV+
Philip diz que falar abertamente sobre ser HIV+ é uma decisão pessoal e que ninguém deve se sentir pressionado para fazer. Aproveita para lembrar que em momento de crise por conta da COVID-19, a história no tratamento do HIV é uma lembrança que sempre há esperanças graças a ciência médica.