Se inicialmente a LA Pride foi cancelada por conta da pandemia do coronavírus, justo no ano que comemora 50 anos de existência, os organizadores anunciaram agora que será substituída por uma marcha a favor do movimento Black Lives Matter.
A pessoas seguirão a mesma rota tradicional da LA Pride, no dia 14 de junho, mas dessa vez para protestar em memória de George Floyd, que foi assassinado por um policial branco. Apesar da pandemia, as cidades dos Estados Unidos estão sendo tomadas por pessoas na rua protestando para exigir punição exemplar dos policiais envolvidos no caso e por mudanças profundas na sociedade americana com relação ao racismo.
Em 1970, nos reunimos no Hollywood Boulevard para protestar contra a brutalidade policial e a opressão à nossa comunidade. Vamos fazer isso novamente este ano, onde tudo começou, em solidariedade ao Black Lives Matter.
Estevan Montemayor, presidente da LA Pride
A LA Pride dedicada ao movimento Black Lives Matter começará às 10h (hora local) na esquina das avenidas de Hollywood e Highland, passando para West Hollywood e terminando nas avenidas de Santa Monica e San Vicente.
Para Montemayor, essa é uma forma também de honrar o legado de Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, “que corajosamente lideraram a insurreição de Stonewall”. A marcha será em solidariedade a comunidade negra contra o racismo sistêmico e lutando por reformas significativas e duradouras.
Incentivamos todos os membros da comunidade que acreditam que devemos erradicar essa injustiça racial e ser solidários com a comunidade negra a se juntarem a nós neste protesto pacífico.
Estevan Montemayor, presidente da LA Pride , convocando a comunidade LGBTI+