O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não tem incluído dados sobre população LGBTI+ no Censo. Sem recorte sobre orientação sexual e identidade de gênero não sabemos ao certo sobre nossa comunidade LGBTI+. Tal medida traz uma série de problemas.
Os dados seriam de grande importância para a elaboração de políticas públicas, e também para a uso de empresas privadas e organizações da sociedade civil a fim de contribuir para a realização de suas ações.
Os dados produzidos pelo IBGE são utilizados largamente por empresas privadas, pesquisadores, universidades, OSCs e OSCIPs e pela sociedade civil de forma geral. Por isso oficiamos o instituto salientando a importância da realização de um Censo que contemple informações sobre todas as dimensões da população Brasileira, inclusive da população LGBTI+.
Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+, sobre o acionamento do IBGE para a inclusão de dados sobre a comunidade LGBTI+ no Censo.
Em um documento encaminhado ao IBGE em 25 de julho de 2020 a Aliança Nacional LGBTI+ salientou a importância da inclusão de recorte específico sobre a comunidade LGBTI+.
O IBGE respondeu informando que não seria possível a realização de um censo com questões específicas que envolvam a população LGBTI+, haja visto que apenas um morador por residência é entrevistado durante a pesquisa, além de elencar uma série de fatores que seriam impeditivos a produção de um censo com tais informações.
Não há possibilidade de se construir políticas públicas sem informações precisas, tais produções realizadas sem os referidos dados tornam-se genéricas e passíveis de graves equívocos ao não contemplar as reais necessidades da população LGBTI+.
Toni Reis fala sobre como a ausência de dados pode ser prejudicial
Por conta disso, a Diversa Arte Cultura está realizando um Cadastro Nacional LGBTI+ (clique no site e faça o seu cadastro) para solucionar uma questão simples: contar quantas pessoas LGBTIA+ somos em nosso país. O sistema de armazenagem e consulta aos dados está sendo construído em conformidade à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
O cadastro estará disponível para consulta através de relatórios que serão emitidos futuramente. Em um site dedicado serão divulgadas prévias dos resultados. Será possível ter respostas como quantos somos, onde nos concentramos, como cuidamos da saúde ou da nossa sobrevivência.
A Associação Diversa, Arte e Cultura é uma organização não-governamental, com quase dez anos de existência, e que possui ampla atuação no Estado de São Paulo nas áreas de promoção da cultura LGBTI+ e de formação e sensibilização para a diversidade sexual.
Foto: Anete Lusina no Pexels