Um dos mais importantes festivais de filmes LGBT do Reino Unido, o Iris Prize LGBT+ Film Festival anunciou que será online em 2020 e disponibilizará filmes LGBT de graça. A mudança é causada pela pandemia do novo coronavírus.
Sediado em Cardiff, capital do País de Gales, o Iris Prize acontecerá entre 06 e 11 de outubro e disponibilizará os filmes LGBT de graça na semana do evento, além de oferecer pelo sistema pay-per-view o conteúdo durante todo o mês.
Colocar o Iris online é muito empolgante e nos dá a chance de alcançar um público muito maior. Se tivermos sucesso, muitos com certeza farão a jornada para o festival em Cardiff no próximo ano.
Andrew Pierce, presidente do festival, sobre a decisão de fazer a versão online em 2020
Apesar de acreditar que ao colocar o festival no mundo online seja a chance de compartilhar histórias com um público maior, para arrecadar fundos a fim de sobrepor a baixa do orçamento com a venda de ingressos, os organizadores lançaram uma campanha de doação.
O sucesso da inciativa, segundo os organizadores, pode inclusive definir que a versão online aconteça nos anos seguintes. A mudança para o ambiente online, com a exibição de filmes LGBT de graça, torna o festival mais acessível, inclusive para quem tem dificuldade de participar do evento pessoalmente.
O prêmio principal do festival de filmes LGBT ano passado foi para “Black Hat”, que conta a história de um gay “no armário” vivendo dentro da comunidade judaica de Los Angeles. Já o prêmio de melhor filme britânico ficou com “My Brother is a Mermaid”, sobre um adolescente trans que vive em uma comunidade litorânea.