O prefeito, Sadiq Khan, anunciou um empréstimo de 5.7 milhões de libras para compra de casas para um conjunto habitacional para LGBTs idosos em Londres. Serão 19 apartamentos de um ou dois quartos em um complexo em Vauxhall, que serão casa de propriedade compartilhada.
A expectativa é que os primeiros residentes já se mudem para o local no próximo verão europeu, que acontece no meio do ano. O conjunto habitacional para LGBTs idosos em Londres terá restaurante, terraço e jardim.
Estou orgulhoso de apoiar a criação da primeira comunidade de aposentados LGBTI+ do Reino Unido. Londres é uma cidade aberta, diversa e inclusiva e estou muito satisfeito em ver esses planos de longa data se concretizando
O prefeito Sadiq Khan celebra o primeiro conjunto habitacional para LGBTs idosos em Londres
Os ocupantes poderão comprar entre 25 e 75% do imóvel e o restante será pago em forma de aluguel. Ainda poderão comprar pacotes de suporte com serviços de cuidados, dependendo da sua necessidade.
O projeto atende uma demanda preocupante dentro da comunidade LGBTI+. Muitos não tem filhos ou familiares a quem confiar na velhice. Para piorar a situação, muitos sofrem preconceito ou são obrigados a “voltar para o armário” quando são colocados em casas de repouso.
A ideia do conjunto habitacional para LGBTs idosos em Londres é criar um ambiente mais acolhedor, onde os moradores poderão viver em comunidade e participar de uma série de atividades organizadas com base nos seus interesses.
Anna Kear, CEO da Tonic Housing (responsável pelo projeto), afirmou que o relatório Building Safe Choices 2020 apontou que os LGBTs idosos querem um lugar onde se sintam seguros e possam estar com outras pessoas LGBTI+ para fazer parte de uma comunidade e ter conversas e atividades baseadas em experiências de vida compartilhadas. É exatamente isso que o projeto irá oferecer.