Com poucos países abertos para viajantes brasileiros por conta da pandemia da Covid-19, o México tem sido um dos destinos mais procurados. Entre as regiões que aparecem como favoritas dos viajantes está a de Cancun, embora Tulum desponte como a nova queridinha.
Leia também: Casos de homofobia no futebol quase dobraram na última temporada
E foi justamente em Tulum que aconteceu um caso absurdo de homofobia. Está circulando na internet vídeos da prisão de um casal gay por beijar na praia. A primeira a denunciar o caso foi Maritza Escalante, em sua conta no Tik Tok.
Ela conta que estava com mais duas amigas quando percebeu a polícia abordando um grupo de jovens estrangeiros. Depois de cerca de 20 minutos um carro de patrulha chegou e o casal gay foi algemado pelos policiais pelo simples fato de ter se beijado na praia.
O vídeo mostra que algumas pessoas cercaram o carro da polícia e gritaram que os turistas não estavam fazendo nada demais. Cedendo à pressão da multidão, no final o casal foi liberado, sem contudo deixar de passar pelo constrangimento da ação policial homofóbica.
@maaaritza LA POLICÍA EN QUINTANA ROO ES HOMOFÓBICA ##xyzbca ##fyp ##lgbt???? ##???? ##quintanaroo
? sonido original – Maritza Escalante
O México avançou nos últimos anos na legislação sobre direitos LGBTI+, mas, segundo o Out Right International, a Igreja Católica ainda impacta significativamente na prática sobre como a população lida com sexualidade e questões de gênero, especialmente fora dos grande centros do país.