Na véspera de mais uma edição da maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, a cidade de São Paulo assinou com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil um acordo de cooperação para incrementar ainda mais esse segmento do turismo na capital paulista.
A Secretaria de Turismo do Município junto com a entidade irá desenvolver nas próximas semanas um plano para pautar o trabalho previsto no acordo e que já começa durante a parada do Orgulho LGBTI+ na capital paulistana. Outra ação que será implementada rapidamente é a afixação do azulejo da Câmara LGBT em aparelhos turísticos do Município, sinalizando que os espaços são abertos para a comunidade. O Azulejo traz a frase: “Aqui respeitamos a diversidade”, em português, inglês e espanhol. A edição da peça é anual e sempre é criada por um designer convidado. A Edição 2019 do Azulejo é assinada pelo designer e estilista mineiro Ronaldo Fraga.
São Paulo é um exemplo, muitas vezes seguido por outros municípios. Além da importância em promover o município, o acordo certamente vai servir de exemplo para que outras cidades brasileiras se juntem à entidade para juntos promover os destinos amigáveis do País.
Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil .
O acordo de Cooperação Técnica tem como objeto estabelecer à execução de ações conjuntas voltadas a promoção e apoio a comercialização da cidade de São Paulo como destino amigável no mercado nacional e internacional e à sensibilização de prestadores de serviços turísticos para evitar o preconceito ao atender o público LGBT na capital.
A cidade de São Paulo é receptiva por natureza, recebemos aqui turistas de diferentes etnias, queremos manter a característica acolhedora do povo brasileiro. A Prefeitura de São Paulo considera importante fazer parte dessa ação e o acordo assinado é uma maneira de firmar o nosso compromisso com a comunidade LGBT.
Orlando Lindório de Faria, Secretário Municipal de Turismo de São Paulo
Só a Parada do Orgulho LGBT de 2018 contou com mais de 3 milhões de pessoas, sendo mais de 24% turistas, movimentando cerca de R$ 288 milhões na economia da cidade.