A noite de ontem fez história! Pela primeira vez uma mulher trans venceu a principal categoria de atuação feminina. MJ Rodriguez ganhou a categoria de Melhor Atriz em Série de Drama por sua atuação na última temporada de “Pose”.
Leia também: Documentário sobre a representação trans na mídia na Netflix
A edição deste ano do Globo de Ouro foi cercada de polêmica, com boicote de grandes estrelas e até mesmo sem transmissão ao vivo pela TV. Em 2020 atrizes da série Pose fizeram uma série de críticas nas redes sociais com a ausência de pessoas trans entre os indicados ao prêmio.
Mesmo assim, a noite de ontem acabou sendo histórica com a vitória de MJ Rodriguez, que já havia feito história também com a indicação inédita de uma pessoa trans ao principal prêmio de atuação ao Emmy no ano passado. O prêmio acabou ficando com Olivia Colman, por “The Crown”.
Em suas redes sociais a atriz comemorou a conquista, que veio apenas dois dias depois do seu aniversário, e o significado para a comunidade LGBTQIA+: “Esta é a porta que vai abrir outras portas para muitos outros talentos jovens. Eles verão uma jovem negra latina de Newark New Jersey que teve um sonho, mudar as mentes dos outros com amor”, escreveu em sua conta no instagram.
Leia também: MJ Rodriguez fala sobre carreira musical para a revista ELLE Brasil
Foram preciso três temporadas emocionando o público com sua personagem Blanca para finalmente ter o reconhecimento de uma premiação importante da indústria em seu trabalho em “Pose”. Em uma live no instagram, fez questão de enfatizar que sua vitória foi para a comunidade LGBTQIA+ (confira abaixo).
Mj Rodriguez reacts to her #GoldenGlobes win & gives an acceptance speech on IG Live:
— Pop Crave (@PopCrave) January 10, 2022
"This is for the LGBTQAI, Black, Latina,
Asian [communities], the many multi beautiful colors of the rainbow… This is not just for me, this is for y'all. This is the door that opens for y'all” pic.twitter.com/g6GA6mzmWq