Como é o Japão LGBTI+? Alguma vez essa dúvida sobre como é a vida da comunidade no outro lado do mundo já passou pela sua cabeça? Com a expectativa dos Jogos Olímpicos, que serão realizados este ano por conta do adiamento causado pela pandemia da Covid-19, e o interesse de turistas pelo país crescendo, esta informação pode ser decisiva na hora de um viajante LGBTI+ escolher o país como destino.
Lançado em junho de 2020, o podcast Japão sem Escalas apresenta um episódio especial sobre os Japão LGBTI+ em relação a direitos. O convidado foi o jornalista Shoichi Iwashita, criador do blog Simonde, que fala sobre a sua experiência sobre o país e destaca as diferenças na luta pelos direitos LGBTI+ entre o Japão e o Brasil.
Shoichi destaca no episódio as diferenças culturais sobre o respeito à intimidade e privacidade na sociedade. De acordo com ele, o japonês encara a sexualidade como algo livre, porém privado. Por isso, a discussão sobre os direitos LGBTI+ ainda é tímida no país. Mas, destaca que há avanços nos últimos anos, graças a influência de como os direitos estão se desenvolvendo em outros países vizinhos e no ocidente.
Um dos destaques é a inauguração da Pride House, espaço para debate e conscientização sobre direitos LGBTI+, inaugurado por conta dos Jogos Olímpicos, mas que continuará como legado do evento. No podcast sobre o Japão LGBTI+ ainda é pontuado o “certificado de parceria” para casais homoafetivos, que existe nos distritos de Shibuya e Setagaya, em Tóquio, desde 2015 e que atualmente já é emitido por cerca de 50 cidades japonesas.
Os direitos LGBTI+ são considerados fator importante para a decisão do destino da maioria dos viajantes LGBTI+. Quem colocar o Japão nos seus planos conhecerá atrações e terá experiências que permitem ter contato com a história milenar e explorar a gastronomia, a cultura local e a vida noturna.
O destaque fica para a cosmopolita Tóquio, que além de pontos turísticos conhecidos mundialmente, como a Tokyo Tower, o templo budista Senso-ji e o famoso cruzamento de Shibuya, um dos bairros mais movimentados e local excelente para fazer compras, possui excelentes restaurantes, muitos deles estrelados e uma vida noturna agitada. O Shinjuku Ni-chome é o bairro de Tóquio que concentra inúmeras opções de bares e baladas LGBT.