Até 2021, a identidade LGBTI+ será matéria nas escolas da Escócia. No novo currículo será ensinado história da comunidade e luta pela igualdade em todas as escolas públicas do país, que passarão a adotar a educação inclusiva LGBTI+.
A novidade curricular no país terá assunto como combater a homofobia, a bifobia e a transfobia e a história das igualdades e movimentos LGBTI+. Segundo Jordan Daly, co-fundador da TIE (Time for Inclusive Education), isso é inédito no mundo e envia uma mensagem clara e forte aos jovens LGBTI+ de que eles são valorizados na Escócia.
A Escócia já é considerada um dos países mais progressistas da Europa pela igualdade. Estou feliz em anunciar que seremos o primeiro país do mundo a ter educação inclusiva LGBTI+ incorporada ao currículo.
John Swinney, vice-primeiro ministro e secretário da Educação da Escócia
O avanço da educação inclusiva LGBTI+ foi conquistado graças a decisão dos ministros escoceses de derrubar uma legislação de 1988 que proibia as autoridades locais do Reino Unido de “promover” a homossexualidade. A Escócia tomou essa decisão em 2001 e o resto do Reino Unido seguiu a decisão em 2003.