Em coletiva realizada hoje (19/05) para o lançamento da nova temporada (estreia 21/05 – 22h), Rafa Vieria, primeiro participante gay do De Férias com Ex Brasil, revelou que teve medo de participar do programa da MTV Brasil. O participante ainda falou sobre o peso de ser o primeiro representante da comunidade LGBTI+ e sobre sexualidade fluida.
O professor de canto disse que ao receber o convite lembrou imediatamente sobre o histórico homofóbico de alguns dos ex-participantes do reality da MTV Brasil e disse que ao aceitar participar na nova edição planejou se aproximar das meninas como forma de “proteção”.
Tenho um irmão hétero e conviver com os amigos dele me ensinou a lidar com o receio deles, que é de onde vem o preconceito. Isso me ajudou a ter jogo de cintura e ser flexível para respeitar o tempo dos meninos da casa para quebrar as barreiras, a falta de conhecimento.
Rafa Vieira, primeiro participante gay do De Férias com Ex Brasil
Rafael revelou que os participantes mais expansivos deixaram ele bastante preocupado nos primeiros dias. Mas, afirmou que era preciso viver a experiência e por isso entendeu ser importante aos poucos ir desconstruindo essa barreira. Ele se revelou surpreso com a boa receptividade.
Nesse momento, Matheus Crivella (conhecido como Novinho), falou sobre o quanto a participação do Rafa foi importante. Apesar de trabalhar na noite e ter amigos gay, Novinho destacou que é diferente conhecer e conviver tão próximo.
Nós moramos juntos um mês. É bem diferente. Eu evolui, cresci como homem. Todo mundo devia ter essa experiência na vida para aprender mais.
Matheus Crivella sobre o que aprendeu com o primeiro participante gay do De Férias com Ex Brasil
Leia também: Rafa Vieira revela bafo no programa sobre masculinidade frágil de outro participante
Falando sobre o peso de representar a comunidade LGBTI+, Rafael afirmou que espera que o programa ajude a fazer as pessoas a passarem a enxergar os outros sem rótulos. Mostrando até um certo desconforto com o título que recebeu de ser o primeiro participante gay do De Férias com Ex Brasil, ele afirma que é preciso perceber como somos diversos, entender a diferença e respeitar.
Inclusive muita gente vai se surpreender não só com a participação de Rafa nesse sentido, mas também de outros participantes (para os mais curiosos, em uma brincadeira de “eu nunca” no início da coletiva, Rafa afirmou que deu beijo triplo e fez sexo no programa). Perguntadas pelo nosso site se alguma das meninas se definem como bissexual, Mayara Cardoso afirmou que achava que nenhuma delas não podia mais se considerar assim. Falando mais abertamente sobre o assunto, Mina Winkel, defensora do amor livre, afirmou que se apaixona por pessoas e por isso não se define como nada.
Eu acredito que o ser humano não é monogâmico e nem heterossexual. Isso são imposições da sociedade, como quando diz que menino precisa vestir azul e menina vestir rosa.
Mina Winkel, explicando porque acredita no amor livre
Por fim, o representante da MTV Brasil, Tiago Worcman, nos deixou com a pulga atrás de orelha quando foi perguntado da possibilidade de uma edição do De Férias com Ex Brasil exclusiva com personagens LGBTI+
Nós buscamos personagens sem olhar a sexualidade. Foi assim com o Rafa. Mas existe sim a possibilidade de fazer como o Are You The One e ter uma versão só gay.
Tiago Worcman, representante da MTV Brasil