Depois da polêmica de censurar conteúdo LGBT, a plataforma TikTok promete agora banir conteúdo anti-LGBT. Mas o próprio porta voz do aplicativo fala da complexidade de conseguir atingir esse objetivo.
Um relatório divulgado em setembro comprovava que o TikTok censurava conteúdo LGBT em determinado países e idiomas. Na época a empresa disse que fazia isso para proteger os usuários de cyber-bulling, mas quantidade de críticas foi tão grande que tiveram que recuar e reconhecer que estavam agindo de forma errada, prometendo modificações.
Uma nova atualização do aplicativo parece trazer o que seria o começo dessas modificações. Numa clara tentativa de melhor a sua imagem junto a comunidade LGBTI+, a nova atualização destaca que estão removendo conteúdo que é prejudicial para a comunidade, removendo ideias odiosas, incluindo conteúdo que promove terapia de conversão, também conhecida como “cura gay”.
Tudo o que fazemos na TikTok é fornecer um espaço seguro para as pessoas expressarem suas ideias e criatividade, não importa quem sejam. Os criadores LGBTI+ são uma parte vital de nossa comunidade e nós estamos focados em proteger nossos usuários de conteúdo prejudicial que pode interferir em sua capacidade de ter uma experiência positiva.
Alex Rawle, gerente de políticas da TikTok
Porém o desafio para isso será grande. Segundo um porta-voz do TikTok, a empresa está educando as equipes de fiscalização para diferenciar as palavras quando são usadas como termo de empoderamento ou de forma odiosa.