No início desta semana foi anunciado o uso de pronomes no instagram. Com isso a plataforma passa a ser mais inclusiva e diversa. A novidade já repercutiu nas redes sociais.
O anúncio foi feito através da conta do aplicativo no twitter (veja abaixo) e por enquanto apenas perfis de alguns países poderão usar pronomes no instagram. Mas a ideia é que isso seja expandido gradativamente até que todos possam usar.
Add pronouns to your profile ?
— Instagram (@instagram) May 11, 2021
The new field is available in a few countries, with plans for more. pic.twitter.com/02HNSqc04R
Além de sinalizar o pronome que se identificam, os usuários poderão optar se essa informação ficará visível para todos ou apenas seus seguidores. Por enquanto as opções são apenas em inglês: “he”, “him”, “she”, “her”, “they” e “them”.
Celebrada por muitos nas redes sociais, a iniciativa da opção de pronomes no instagram segue a mesma linha do Linkedin, mas algumas pessoas sugeriram que também fossem incluídas as opções “it” ou “it’s”.
Para pessoas trans, não binários e agêneros, é uma mudança importante nas redes sociais, por identificar como cada usuário quer ser reconhecido. Mas, pessoas cisgêneras também deveriam adotar a medida como forma de se solidarizar com esses grupos, ajudando a normalizar uma cultura na qual o gênero de uma pessoa não é assumido automaticamente.