São Paulo recebe a partir de amanhã o III Seminário Velhices LGBT. Uma cerimônia de abertura está marcada para esta quarta (26/06) e na quinta (27/06) uma série de debates sobre a terceira idade LGBT completam a programação do evento gratuito que acontece no Teatro SESC POMPÉIA (Rua Clélia, 93 Pompeia/SP).
Na quarta, a partir das 19h, a cerimônia de abertura do evento sobre a terceira idade LGBT terá participação especial da cantora Daniela Mercury, que ontem fez uma linda defesa dos direitos LGBT em uma sessão na Câmara dos Deputados. Também marcará presença a Drag Queen Tabatha Aquino.
No dia seguinte (27/06), a partir das 09h, começam as conversas sobre a terceira idade LGBT. À tarde,Federico Armenteros, da Fundación 26 de Diciembre – Madrid, apresentará a formação e implantação da primeira Instituição de Longa Permanência para pessoas idosas LGBT pública do mundo. O painel terá a participação especial da secretária municipal de direitos humanos e cidadania, Dra. Berenice Giannella.
O tema principal do evento, “Caminhos para a esperança do envelhecer”, fechará o dia com debate conduzido pela Edith Modesto, professora que é uma das principais referências brasileiras em estudos sobre sexualidade e gênero. Participam ainda da mesa, Bayard Tonnelli e Dimitri Sales, principais nomes da história do movimento pela conquista de direitos LGBT nacional, numa importante reflexão sobre as conquistas e os caminhos que deverão ser percorridos para que, num futuro próximo, pessoas idosas sejam acolhidas e reconhecidas em sua diversidade, com acesso digno aos serviços e as políticas públicas existentes, para atendimento digno às demandas do envelhecimento e velhice.
3º Seminário Velhices LGBT: resistência, superação e um legado de esperança
Local: Teatro SESC POMPÉIA – Rua Clélia, 93 Pompeia/SP
Data: 26/06 (a partir das 19h) e 27/06 (a partir das 09h)
Entrada gratuita