Tudo começou cuidando de própria barba. Em 2014, o publicitário Samuel Tonin e o jornalista Daniel Tambaroti tinham dificuldades para cuidar dos pelos do rosto, já que encontravam qualidade apenas nos produtos importados, que na época eram caros e difíceis de encontrar por aqui. Conversando com amigos o casal gay percebeu que essa não era apenas uma dificuldade deles, foi quando surgiu a ideia de criar uma linha de produtos para barba brasileira.
A dificuldade em manter a barba com os cuidados necessários foi constatada além do ciclo de amizade. É que antes mesmo de criar a Sobrebarba, o casal resolveu ir as redes sociais para conversar sobre o assunto. Foi criada então uma página na internet para falar sobre e para barbudos e a cada post não só a comunidade aumentava como vinham cada vez mais relatos da mesma dificuldade em encontrar produtos de qualidade, com bom preço, da tentativa (sem sucesso) de adaptar produtos para cabelo no tratamento da barba e até mesmo uma série de sugestões a respeito.
Quando fizemos a pesquisa para criar a Sobrebarba descobrimos que 80% usavam barba há anos. Ainda, que muitos não deixavam a barba maior por não ter produto para cuidar,
Samuel Tonin sobre a pesquisa que fizeram do mercado para criar a linha de produtos para barba
Foi assim que foi criada a primeira linha de produtos da Sobrebarba. Não só foram levados em conta as opiniões e sugestões dos seguidores da página, como o casal resolveu oferecer os produtos para alguns deles testarem e dar o feedback. O sucesso na interatividade foi tão grande que até hoje a Sobrebarba utiliza as mídias sociais não só como seu principal canal de divulgação, mas também como uma ligação direta com os clientes e uma rede de contato de barbudos de todo o Brasil para falar a respeito dos cuidados com a barba.
Uma das novidades criadas por sugestão que veio da internet foi o kit de viagem, com produtos de tamanho menor que facilitam o transporte. Ou seja, não só novos aromas e linha de produtos, mas também adaptações ao portfólio da marca são feitas seguindo as sugestões dos seguidores/clientes. Foi assim também que os criadores da Soberbarba chegaram aos novos odores dos produtos, sempre baseados na memória afetiva dos clientes. Samuel lembra que o nariz está bem perto da barba, por isso a preocupação com o olfato é tão importante na criação dos aromas exclusivos.
O sucesso da Sobrebarba pode ser medido em dois fatores: Nas vendas, mas principalmente no feedback dos clientes e interação nas redes sociais. A página no facebook hoje tem mais de 172 mil seguidores e o perfil no instagram 57,5 mil seguidores.
Criatividade, interatividade e pioneirismo. A receita de sucesso deste casal gay que criou produtos para a barba feitos no Brasil com a cara dos barbudos que interagem todos os dias com os donos da Sobrebarba, que ainda hoje fazem questão de estar a frente das redes sociais para garantir a continuidade na troca com os consumidores.