Conhecido por passar mais tempo ao lado do pai em Brasília do que no Rio de Janeiro, cidade que o paga para ser vereador, Carlos Bolsonaro, apelidado de Carluxo, resolveu fazer algo no seu cargo oficial. Mas, claro, tinha que ser pra algo preconceituoso!
Segundo o jornal Extra, o filho do presidente apresentou um projeto que tem o objetivo de proibir que atletas trans participem de competições esportivas no município. Isso porque a proposta fala que eles só poderiam competir na categoria do sexo de nascimento.
Para garantir isso, os organizadores de eventos esportivos na cidade precisariam teriam que preencher um termo em que declaram não haver pessoas trans em provas que não sejam do seu sexo biológico quando fossem pedir autorização para realização dos mesmos.
A regra valeria para qualquer competição que tiver participação da prefeitura, “de forma direta ou indireta, incluindo aquelas realizadas em instituições públicas ou patrocinadas pelo município”. Ainda no projeto, a Prefeitura do Rio ficaria impedida de oferecer bolsas para atletas trans que disputam provas do gênero ao qual se identificam.
Recentemente a participação de pessoas trans no esporte voltou ao debate com a participação de atletas nos jogos olímpicos Tokyo 2020. Contudo, apesar do avanço na principal competição esportiva, a comunidade está preocupada com o recente anúncio que o COI irá rever as regras de participação dos atletas.