Foi definido pelo Ministério do Turismo que nos próximos anos o país irá apostar no turismo LGBTI+ no Uruguai. O anúncio que esse segmento será prioridade foi feito no último dia 28 de junho.
Uma das metas será desenvolver e promover produtos e serviços turísticos para o turismo LGBTI+ no Uruguai. Para isso, será necessário, segundo o Ministério do Turismo, estimular o desenvolvimento de propostas especializadas que permita o país fortalecer o posicionamento regional e crescer no mercado internacional.
Dois focos serão na promoção como wedding destination e desenvolvimento de eventos para a comunidade LGBTI+. Uma receita que deve atingir em cheio o público brasileiro, quem em recente pesquisa da IGLTA afirmou que pretende viajar para eventos LGBTI+ no pós pandemia (41% dos entrevistados).
O turismo LGBTI+ no Uruguai tem a seu favor o país estar na vanguarda de direitos para a comunidade. Desde o começo do século XX promulgou uma legislação avançada em reconhecimento dos direitos laborais e sociais. Atualmente conta com leis contra o preconceito, mudança de sexo registral, de união concubinária, adoção, matrimonio igualitário e de inclusão da população trans.
No informe anual de 2020 de Spartacus Traveler, o Uruguai ocupou o 5º lugar no ranking global como destino friendly e seguro para esse segmento. Em 2015, a capital Montevidéu foi considerada a cidade mais amistosamente gay do continente pela publicação especializada Sentido G.