Que Diana era cercada de amigos LGBTI+ e defensora de nossos direitos não é nenhuma novidade. Contudo, um novo livro de memórias da atriz Cleo Rocos revela que a Princesa Diana visitou bar gay vestida de homem.
Em “The Power of Positive Drinking”, Rocos revela o dia em que estava com Diana, Freddie Mercury e o comediante Kenny Everett tomando champagne e assistindo episódios de “The Golden Girls”. Ao saber que os amigos planejavam ir ao Royal Vauxhall Tavern, bar gay mais antigo ainda em funcionamento em Londres (não se sabe por quanto tempo ainda – leia mais no fim da matéria), Diana quis se juntar nessa noite que prometia ser bastante divertida.
O problema é que o rosto mais fotografado na Inglaterra na época jamais passaria desapercebida ao entrar em um bar gay. Certamente as fotos seriam capa de todos os tabloides britânicos no dia seguinte. Foi então que, encorajada por Fred, Diana resolveu se vestir de homem para se juntar aos súditos em um histórico bar gay em Londres.
Apesar do disfarce e de, segundo relatos de Rocos, Diana ter conseguido até pedir bebida no bar sem ser reconhecida, o grupo não ficou mais de 20 minutos no local. Mas a aventura foi celebrada pelos amigos. Segundo a atriz, Lady Di ficou “um bonito homen jovem”.
Esta é mais uma das emblemáticas histórias que acontecerem no Royal Vauxhall Tavern. O bar gay ainda em funcionamento mais antigo de Londres se tornou o primeiro lugar histórico LGBT na Inglaterra, em 2015, pelo Departamento de Cultura, Midia e Esporte. Contudo, a pandemia do novo coroanvírus atingiu em cheio essa verdadeira instituição LGBTI+ inglesa e o gerente do local lançou recentemente uma campanha de crowdfunding para garantir a sobrevivência.