Hoje, 11 de outubro, é comemorado o Dia Internacional de Sair do Armário. Criada em 1988 pelo psicólogo gay Robert Eichberg e pela ativista lésbica Jean O’Leary, a data tem o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância de discutir temas LGBT e sair do armário.
De lá pra cá muita coisa avançou (menos do que a gente gostaria). E, apesar da onda ultra conservadora que está surgindo no mundo e aqui no Brasil, cada vez mais é comum ver pessoas públicas saindo do armário, sem medo de sofrer preconceito ou retaliação pessoal ou profissional.
É o caso do jornalista Matheus Ribeiro, da afiliada da TV Globo em Goiás, que prestes a assumir a bancada do Jornal Nacional, principal noticiário da TV Brasileira, no próximo dia 09 de novembro, fez um post em seu instagram ao lado do seu namorado, o policial militar Yuri Piazzarollo, com uma legenda que deixou todos encantados.
Já não sei andar só pelos caminhos, porque já não posso andar só
Trecho de um poema de Fernando Pessoa compartilhado pelo jornalista na foto postada no instagram ao lado do namorado
Matheus decidiu tornar pública sua relação depois de fazer uma publicação em seu Facebook, onde compartilhou a história de uma família que fez uma homenagem ao filho homossexual. Com alguns comentários homofóbicos, o jornalista desabafou nos stories – ” A gente não pode confundir. Opinião é opinião. Liberdade de expressão deve ser preservada sempre. Só que preconceito é crime, e como tal deve ser combatido” – e na sequência fez o post no seu instagram.
O apresentador do Jornal Anhanguera 2ª Edição é um dos escalados para apresentar o Jornal Nacional como parte das comemorações dos 50 anos do programa. Vários jornalistas da emissora, de várias partes do país, estão assumindo a bancada.
Foto: Instagram pessoal