
A AIG Brasil, uma das líderes no mercado securitário internacional, criou três grupos de diversidade para promover uma cultura inclusiva para todos. Um deles fala especificamente sobre avanços na conscientização sobre a comunidade LGBT e este ano está ficado na inclusão de transgêneros.
Chamado de grupo Diversitas LGBT & Aliados, foi criado para promover ações inclusivas da comunidade na empresa. Em um país onde os direitos LGBT, como casamento entre pessoas do mesmo sexo e proteção contra discriminação, foram garantidos por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), e ainda não por lei, esse tipo de iniciativa é muito importante.
Para 2020 o foco será dar visibilidade à comunidade de transgêneros. Os eventos planejados incluem levar estudantes e jovens profissionais transgêneros à AIG para apresentá-los aos colaboradores e fazer uma apresentação sobre seguros, a participação na parada do Orgulho LGBT, em junho, e uma campanha para destacar a proibição brasileira de doações de sangue da comunidade gay.
Queremos que as pessoas saibam que o grupo é um espaço seguro para discussão e que se sintam incluídas. Estamos construindo a AIG do futuro e um ambiente em que as pessoas podem sentir que fazem parte dela.
Vinicius Mercado, co-presidente do grupo e subscritor sênior de linhas financeiras da AIG
No mundo todo existem 142 grupos de diversidade da AIG em 37 países, todos com o objetivo de diversificar a força de trabalho da empresa e promover um sentimento de pertencimento a todos os funcionários. Dos 250 funcionários da AIG no Brasil, cerca de 20% (em torno de 50 pessoas) participam ativamente e de forma voluntária de algum grupo de diversidade.